Nenhum de Nós é uma banda de rock brasileira, formada em 1986 na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, a banda foi formada pelos músicos Thedy Corrêa, Carlos Stein, Sady Homrich, Veco Marques e João Vicenti.
Um dos maiores sucessos da Banda, intitulado de Camila, fez com que a banda atingisse um sucesso na segunda metade dos anos 80.
A música é bem conhecida até hoje, e o por trás da letra de tanto sucesso do grupo naquela época o tema é muito atual para todos nós a violência contra a mulher.
Segundo a letra, Camila sofria vários tipos de violência do seu companheiro, tanto psicológica, tanto física, fica explicito em vários trechos onde descreve as marcas, e o medo que ela carregava o tempo todo.
A música se finaliza dizendo que Camila tem apenas 17 anos e não sabe o que fazer nas situações, e mantem o silencio.
Em uma entrevista para a MTV, o vocalista conta a inspiração para a letra:
“A música Camila, Camila veio de uma história real de uma menina que a gente conhecia na época (1985). Ela estava passando por uma situação de abuso e violência com o namorado. Acho importante num país como o Brasil fazer músicas desse tipo. Aqui é mais confortável fazer letras que estimulem o sexismo ou utilizem violência como ingrediente. Na real, acho que ninguém fala de abuso porque não vende. A questão está no que cada um acredita e quer. ”
(Thedy Corrêa)
A música, caminhava na contramão dos holofotes musicais na época, onde letras sexistas, tomavam as paradas de sucesso, como:
Ultraje a Rigor. “Ciúme” ,“
Camisa de Vênus. “Silvia Piranha”,
Chitãozinho e Xororó. "Fogão de Lenha",
Roberto Carlos e Erasmo Carlos. "Mesmo que seja eu".
#feminicidio #violênciacontramulher