Diálogos e Leituras para a Inclusão: livros, artes, patrimônios, mobilidades?
Esta atividade é uma iniciativa nossa, construída de forma coletiva com o apoio de diversos sujeitos e parceiros na Escola Estadual Floriano Viegas Machado. Um exemplo dessa construção conjunta é a proposta "Caminhos para a Escola", que busca ir além dos muros escolares e visa, entre outros objetivos:
Valorizar a leitura;
Provocar a discussão sobre acessibilidade e mobilidade, dialogando com a Semana Nacional de Valorização da Pessoa com Deficiência Múltipla;
Problematizar as representações de patrimônio em Dourados, em consonância com a 1ª Jornada Estadual do Patrimônio Cultural de Mato Grosso do Sul – 2025;
Reabrir a Biblioteca Pública da Praça do Cinquentenário, Chester Soares Bonfim, atualmente sob gestão da Secretaria Municipal de Cultura.
A reabertura dessa biblioteca é um ponto central da proposta. Sabemos que a Secretaria Municipal de Cultura já solicitou sua limpeza e reabertura, porém, ainda faltam acervo e políticas públicas municipais específicas voltadas ao livro, à leitura e à literatura. É fundamental ampliar programas voltados à criação, manutenção e fomento de bibliotecas públicas e/ou comunitárias.
Atividades como esta são fomentadas pela sociedade civil, por meio do Fórum Permanente de Cultura, do Conselho Municipal de Política Cultural e da articulação com a Comissão de Cultura da Câmara de Vereadores de Dourados, no contexto das discussões sobre a elaboração do Plano Municipal de Cultura de Dourados.
Essa iniciativa também marca o fortalecimento do diálogo e da colaboração com a Secretaria Municipal de Cultura, reafirmando o compromisso coletivo com a promoção da inclusão, da leitura e da valorização do patrimônio cultural em nosso município.