No século passado, uma grande crise humanitária assolou o continente africano em razão da instabilidade política e da fome. Na década de 1980 a Etiópia ganhou atenção das mídias europeias chocando a população pelo momento crítico em que se encontrava o pais africano. Com a exposição em nível mundial sobre a fome na Etiópia alguns movimentos surgiram para arrecadar fundos para o país.
Em 1985, com todos os holofotes sobre a situação de carestia na Etiopia, foi organizado pelos cantores e compositores Bob Geldof e Midge Ure, um concerto beneficente, que aconteceram simultaneamente em Londres na Inglaterra e na Filadélfia EUA, com o intuito de angariar fundos para a causa na Etiopia.
O Concerto ocorreu no dia 13 de julho de 1985, com mais de 12 horas de musica ao vivo, contando com artistas como: Elton John, Led Zeppelin, Black Sabbath, The Who, Billy Ocean, U2, Phill Collins, Queen, Madonna, USA for África(grupo de 51 músicos criada pelo Michel Jackson e Lionel Ritchie com o single We are the World que também arrecadou cerca de 147 milhões de dolares para a causa) entre outros vários musicos e bandas renomadas. O show foi transmitido para 150 países, e arrecadou 30 milhões de libras que foram enviadas para as ações humanitárias na Etiopia.