O canal de TV RIT TV/TV Guanandi fez uma matéria sobre a Exposição Culturas Indígenas de MS: Religiosidade e intolerância
O PET História e LEPHI realizam a VI exposição relativa Cultura dos Povos Indígenas de MS. Neste ano, o foco da exposição são os valores religiosos e espirituais dos povos indígenas do estado.
Há mais de 4 séculos esses povos resistem e procuram perpetuar seu patrimônio simbólico/religioso, mesmo em contextos históricos adversos marcados por projetos colonialistas de conversão, marcadamente proselitistas, agressivos e intolerantes. As Oga Pysy (Casas de Rezas) representam o vigor da cultura (num sentido amplo) e a luta pelo reconhecimentos dos direitos originários reconhecidos pela Constituição de 1988.
Por outro lado, as reiteradas agressões contra lideranças religiosas tradicionais (Nhanderu e Nhandesy) e os incêndios à casas de reza expressam o grau de intolerância religiosa disseminado na sociedade e entre as próprias comunidades indígenas. Esse será tema central que a equipe responsável propõe para ser refletido.
A Exposição estará aberta até o dia 06 de maio, para agendamento, mande mensagem para o PET História.
Link da matéria: https://youtu.be/EJS3wmEnp5I
Texto alterado, original de: Dourados Agora.