Pesquisar

EXPOSIÇÃO "Culturas Indígenas do MS: Religiosidade e Intolerância"


Do dia 25 de abril (segunda-feira) até o dia 06 de maio (sexta-feira) estarão abertas as portas do NEEF¹ (Núcleo de Estudos Estratégicos de Fronteiras) para a 6ª Exposição de Culturas Indígenas do MS, este ano organizado e realizado em parceria do PET História com o LEPHI (Laboratório de Ensino e Pesquisa de História Indígena). 

A 6ª Exposição tem seu tema centrado na religiosidade, em foco a Casa de Reza Guarani-Kaiowá, que, por motivos de intolerância religiosa, acabam sendo queimadas e muito ameaçadas. 

A abertura do evento contou com convidados especiais, como a Graciela Chamorro, referência nos estudos dos povos falantes da língua guarani, e a Ñandesy Florisa e o Ñanderu Jorge. que são um casal de rezadores indígenas guarani-kaiowá.

Com a visitação guiada pelo prof. Protásio Langer, especializado em História Indígena, exploramos um pouco a temática central e também vemos sobre os outros povos indígenas que se encontram no MS. Além disso, há a exibição de um pequeno vídeo-documentário sobre a queima das casas de reza.

¹ O NEEF se encontra no fim da rua da Unidade 2 UFGD, próximo ao CEIM UFGD.

  

Amostra Audiovisual: Divulgação da Exposição




Amostra Audiovisual: Participação de Ñandesy Florisa e Ñanderu Jorge




Amostra Audiovisual: Família Indígena convidada 




Fotografias: Visitações² que ocorreram na primeira semana de Exposição



²Até o momento as visitações foram feitas por escolas (indígenas e não-indígenas) da região de Dourados e pelos próprios estudantes, professores e colaboradores da UFGD.