Pesquisar

Dia internacional da mulher



"Fiquei olhando para a escola - parecia tão grande! Só então os guardas deixaram alguns alunos brancos passarem. A multidão estava quieta. Acho que eles estavam esperando para ver o que iria acontecer. Quando consegui firmar os joelhos, me aproximei do guarda que havia deixado os alunos brancos entrarem. Ele não se mexeu. Quando tentei passar por ele, ele ergueu a baioneta e os outros guardas avançaram e ergueram as baionetas. Eles me fitaram com um olhar maldoso e eu estava muito assustada e não sabia o que fazer. Eu me virei e a multidão veio em minha direção. Eles se aproximaram cada vez mais. Alguém começou a gritar: "Arraste-a para cima desta árvore! Vamos cuidar dessa negra!"
Relato de Elizabeth Eckfort, primeira mulher afro-americana a integrar Little Rock Central High School, no Arkansas em 1957, uma escola central, fequentada somente por alunos brancos.