Com o objetivo de discutir
uma temática previamente selecionada, a partir de um texto do professor
convidado, o projeto pretende proporcionar discussões sobre pesquisas
e áreas relacionadas ao campo da História, assim como atingir temáticas
importantes para o Ensino de História.
O texto "Identidades e
relações de género nos guias do programa nacional dos livros didáticos de História e Português para o ensino médio" de Luís César Castrillon Mendes
e Dánie Marcelo de Jesus foi o selecionado para a discussão. O texto
discute a presença das discussões de género nos guias do Programa Nacional do Livro Didático de 2015, tomando o
conceito de "gênero" como categoria de análise para os guias.
Uma das propostas do texto é
utilizar também referenciais teóricos decoloniais para pensar a análise e
discussão do tema nos livros didáticos.
Grupo PET com o Prof. Luís César Castrillon Mendes.
Link para o texto:
https://www.researchgate.net/publication/326387324_Identidades_e_relacoes_de_genero_nos_guias_do_programa_nacional_dos_livros_didaticos_de_Historia_e_Portugues_para_o_ensino_medio |