Pesquisar

Pesquisas


IMPRENSA E PERCEPÇÃO: UMA ANÁLISE NO SUL DO ANTIGO MATO GROSSO

Sarah Helena dos Santos Farias


RESUMO:

Este projeto de iniciação científica tem por objetivo analisar as percepções das mudanças de tempo a partir da chegada do telégrafo no munícipio de Corumbá, que atualmente se situa no Mato Grosso do Sul, antigo estado de Mato Grosso. Compreende-se que há inúmeros fatores que contribuem para que alterações de regimes de historicidade ocorram, e que ao final do século XIX e começo do século XX, o Mato Grosso passou por situações que contribuíssem para que estas modificações ocorressem de forma mais rápida. Neste sentido, a pesquisa visa compreender a relação entre a duração de tempo e a sensação de variação, ritmo mais ou menos acelerado, a partir de sujeitos que vivenciam acontecimentos, considerando as transformações ocorridas durante a modernização do Brasil no início do século XX. Serão analisados os periódicos “Tribuna – (1925-1949)” e “O brazil: Orgam Noticioso e Commercial, dedicado aos interesses do povo (1902-1910)” que circulavam na região do Mato Grosso no início da República Brasileira, e como os sujeitos que habitavam a região lidaram com estas mudanças de percepções temporais. Será feita uma observação do que é o tempo histórico, como a História tem descrito o que pode ser o tempo, e quais foram às mudanças historiográficas que contribuíram para a modificação da análise dos regimes de historicidade. 



A FORMAÇÃO DO DISTRITO DE VILA FORMOSA: O DESMEMBRAMENTO DAS FAZENDAS LIMEIRA E DESCANSO (1960/1970)


 Leonardo Conceição Gomes Serafim 


RESUMO: 

        Esta pesquisa anseia demostrar a composição de Vila Formosa, que se inicia na década de 1960, destacando fatos marcantes que ocorreram no local, para que se formasse o Distrito. Vila formosa é uma área rural, pertencente ao município de Dourados e que tem uma história bem interessante, quando se trata de sua formação. Antes de ter o nome “Vila Formosa”, eram duas fazendas pertencentes à famílias rivais:  Fazenda Limeira e Fazenda Descanso. Estas duas propriedades motivaram diversas desavenças entre as famílias. A formação de Vila Formosa se inicia com o desmembramento das terras das fazendas e que foram divididas em pequenos lotes para vender ao pessoal que se encontrava na região. O lugar já foi área fechada por capoeira e outros tipos de vegetação, como as arvores de aroeira; assim necessitava-se de trabalhadores para que se tornassem de fato áreas de cultivo. Com isso, a presença do pessoal do Nordeste foi chegando à região para o trabalho pesado e, por muito tempo essa tarefa foi conhecida por “derrubadas”. Foram realizadas entrevistas com os moradores locais, nas quais eles descrevem como se deu a chegada à Vila Formosa. Alguns informam que vieram do Nordeste e outros de São Paulo, transportados no afamado “pau de arara”. Esse foi o caso do Paulo Leite, um dos residentes mais antigos de Vila formosa e que veio de São Paulo no ano de 1962, com interesse em adquirir e arrendar terras. Ele informa que passou necessidades e teve que procurar emprego na região de Guaçu, mas também presenciou a divisão das fazendas Limeira e Descanso.

Palavras Chave: Vila Formosa; Fazendas; Divisão de terras; História Oral.


FEMPOP: OS DISCURSOS SOBRE O FESTIVAL ESTUDANTIL DE MÚSICA POPULAR EM DOURADOS

 

Vinicius Gabriel Barbosa Moraes

 

RESUMO:

          A Pesquisa pretende evidenciar o cenário cultural da cidade de Dourados na década de 1980, cenário representado principalmente pelo Festival Estudantil de Música Popular (FEMPOP), que é o objeto proposto na pesquisa. O festival Estudantil de Música popular foi um evento de música organizado por entidades estudantis secundaristas que ocorreu na cidade de Dourados/MS, durante mais de duas décadas. O evento era uma das maiores atrações culturais da cidade, sendo um momento muito esperado pela juventude douradense. Assim, para entender o que se propagava a respeito do evento é necessário entender o contexto de sua produção, sendo o FEMPOP um fenômeno cultural que ocorreu na cidade, principalmente na década de 80, com uma participação expressiva dos indivíduos que frequentavam o ginásio do Clube Atlético Douradense (CAD), local onde ocorria o evento. O público atingido pelo festival era composto principalmente por estudantes secundaristas das escolas douradenses, desta forma compreender a ocorrência de tal evento pode gerar discussões sobre a vida social e cultural de Dourados nos 1980.



Palavras-chave: Música Popular, Festival, Cultura, Dourados



DENÚNCIAS DE VIOLÊNCIAS: MULHERES LÉSBICAS E A IMPRENSA ALTERNATIVA


Kleire Anny Pires de Souza

 

RESUMO:

            A expansão da historiografia na segunda metade do século XX, propiciou mudanças importantes dos objetos, abordagens e fontes nos usos da produção da narrativa histórica. Essa ampliação, colaborou para que na década de 1970 os pesquisadores pudessem pensar a imprensa e as produções dela como fonte, construindo a chamada “história da imprensa”. Essas transformações também colaboraram para o desenvolvimento dos estudos que retratam as mulheres na história e os resgastes necessários a serem feitos. A partir disso, este trabalho tem como objetivo refletir a produção de denúncias feitas por mulheres lésbicas utilizando a imprensa alternativa produzida pelos homossexuais nas décadas de 70 e 80, utilizando principalmente os jornais alternativos Lampião da Esquina (1978), e o boletim lésbico ChanaComChana (1981). Buscando dessa forma, contribuir com a memória histórica das mulheres lésbicas e o aumento da produção teórica acerca da lesbianidade e resistência.



JÁ É PRETO E AINDA POR CIMA GAY?: REFLEXÃO SOBRE A SOCIEDADE RACISTA E HOMOFOBICA BRASILEIRA

Heriques Silva dos Santos

RESUMO:

Essa pesquisa busca refletir sobre o duplo preconceito na homossexualidade negra em nossa atualidade. É notável, o restringimento de liberdade de pessoas negras e homossexuais, tanto nos movimentos sociais, no próprio movimento negro, movimento LGBT há racismo. Quando se trata de negro e gay, os estigmas ficam piores, por que numa sociedade heteronormativa, onde os valores culturais são predominantemente brancos, pode-se dizer que a exclusão é dupla, por ser negro e gay. Ao compreender o preconceito como um conjunto de crenças, atitudes e comportamentos negativos atribuídos a membros de determinados grupos sociais, o objetivo da presente pesquisa é analisar o preconceito contra as minorias negras e homoeróticas, a partir de uma leitura de autores (as) que teorizam sobre esses temas. Tais aparatos de exclusão foram construídos socialmente, existe um histórico por traz disso tudo. Ha série de fatores que contribuíram para essa postura diante das diferenças. Até por que em nosso país, as coisas de negro ficaram sempre deixadas em segundo plano e sempre muito estigmatizadas, quando não demonizadas.  Discutirei a representação e a identidade de ser gay e negro na sociedade brasileira no século XXI. Uso como fonte livros de autores que me propõe as representações de características reforçadoras hierarquias raciais e de gênero ao operarem com uma lógica que procura estabelecer conceitos de normalidade com base no pertencimento racial. Ser negro e homossexual na história é a apresentado como o outro, o inferior, o subalterno. Na história, esse conjunto de conhecimentos relativos do passado/presente da humanidade, tem como um de seus desafios buscar as evidências, as representações desses discursos, para assim poder desconstruí-lo, e construir uma outra história.

Palavras-chave: Homossexualidade, Raça, Identidade, Preconceito


TRABALHO DE GRADUAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE EM HISTÓRIA II: A EXPERIÊNCIA DISCENTE NO CURSO DE HISTÓRIA PARA ALÉM DA SALA DE AULA. 

Juliano dos Santos Feliciano


RESUMO:

 Esse resumo de pesquisa consistiu em dar continuidade ao meu Trabalho de Graduação e Formação Docente em História II, baseando em autores (as) que dialogam sobre os assuntos abordados, onde apresentei um resumo da minha trajetória desde um pouco antes do meu ingresso a Universidade, até o presente momento concluindo este trabalho para a Graduação em Licenciatura em História. Passei brevemente pelas minhas memórias; as minhas experiências nos Estágios Obrigatórios I e II, assim como meu estágio na sala de tecnologia durante dois anos. Procurei evidenciar minha bolsa no Programa de Educação Tutorial (PET), apresentando como funciona o programa, os projetos, eventos, desafios, conquistas e permanência. Ressaltei algumas disciplinas cursadas até aqui que somaram para o meu conhecimento historiográfico.

Pelo fato de ser músico e participar de várias apresentações dentro e fora da Universidade, e como futuro profissional da Educação, abordei esse tópico, apontando breves relações entre a Música e a História, transportando esse conhecimento para o campo do saber, mostrando como a História enquanto disciplina pode se utilizar da música para fomentar o ensino, a pesquisa e a extensão universitária.


A atuação dos juízes ordinários em Vila Bela Da Santíssima Trindade (1770-1815)

 

Renan Silva Martins

 

RESUMO:

O objetivo central deste plano de trabalho é compreender a atuação dos juízes ordinários em Vila Bela da Santíssima Trindade e levantar informações sobre a criminalidade na capital da capitania de Mato Grosso entre 1770 e 1815. Os juízes ordinários eram responsáveis pela abertura de processos na justiça em primeira instância, eram eleitos anualmente para seus cargos e não tinham formação em direito, era sua a função de cuidar da justiça local. O desenvolvimento da pesquisa se dará através da análise da documentação produzida pelos juízes ordinários de Vila Bela da Santíssima Trindade entre os anos de 1770 e 1815. Os documentos relativos a ação dos juízes ordinários estão disponíveis no site da Superintendência do Arquivo Público de Mato Grosso, de forma digital. O estudo da atuação desses juízes pode oferecer uma melhor compreensão do funcionamento da justiça, e indícios sobre a criminalidade no período.

 

Palavras-chave: Juízes ordinários, justiça, Vila Bela da Santíssima Trindade, criminalidade